Se você está pensando em investir em um negócio online, o cenário é bastante favorável. Segundo pesquisa realizada pelo Neotrust sobre dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, apontando um crescimento de 57,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Essas compras resultaram em um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce.
Para acompanhar a boa onda do setor de vendas online, é importante estar atento aos segmentos que mais estão em alta e podem trazer retorno relevante para o seu negócio. Importante ressaltar também que os consumidores do varejo online buscam a comodidade de poder comprar sem sair de casa, segurança na entrega e a oportunidade de conseguir um produto que talvez não seja facilmente encontrado em uma loja física, além de claro, preços mais em conta.
Listamos 6 nichos em alta para você investir e abrir seu negócio online ou expandir sua loja física para o e-commerce:
1 – Produtos para pets
2 – Alimentação saudável
3 – Moda sustentável
4 – Decoração
5 – Cosméticos artesanais
6 – Clubes de assinatura
Produtos para pets
O Brasil é o segundo maior mercado de produtos pets no mundo. Segundo o Instituto Pet Brasil, o faturamento do setor deve chegar a R$ 45,5 bilhões em 2021. Produtos que variam entre alimentos, saúde, banho e tosa e “hotel” para deixar os bichinhos caso o cliente precise viajar, são muito procurados online. O setor representa, portanto, uma oportunidade tanto para quem pretende abrir um negócio online quanto para pequenos lojistas que queiram expandir para o e-commerce.
Alimentação saudável
A preocupação com uma alimentação saudável é uma tendência dos últimos anos e que sobretudo neste período pandêmico ganhou ainda mais importância. Investir em um e-commerce que oferece produtos como alimentos orgânicos, veganos, sem glúten e zero lactose pode ser uma excelente oportunidade para ganhar como clientes um nicho de pessoas que têm buscado repensar sua forma de alimentação.
Moda sustentável
Cada vez mais as pessoas procuram consumir de maneira sustentável, e a moda tem acompanhado essa tendência. O slow fashion, conceito que apresenta um modelo de produção onde todo o processo assim como as pessoas envolvidas são valorizadas, vai na contramão do fast fashion onde os produtos tem pouca durabilidade e tudo é produzido em massa. Além disso, investir em um e-commerce de moda sustentável também permite apostar em subnichos, como roupas e sapatos veganos, roupas plus size, entre outros.
Decoração
O setor de e-commerce de decoração cresceu 23,61% em 2020, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Além do crescimento, esse segmento apresenta também um amplo público-alvo que busca cada vez mais móveis e artigos de decoração personalizados para suas casas. O empreendedor pode investir em um e-commerce de decoração de móveis para um determinado cômodo da casa, por exemplo, ou em uma loja virtual especializada em móveis de pallet, entre outras possibilidades.
Cosméticos artesanais
Para quem trabalha com cosméticos artesanais, criar uma loja online é certamente um investimento relevante para o negócio. Assim como a moda sustentável, os cosméticos artesanais vão na direção contrária das grandes indústrias do setor, oferecendo produtos naturais, personalizados e de maior qualidade que irão atrair um público ávido por consumo consciente.
Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura pipocaram nos últimos anos, oferecendo serviços personalizados com diversos produtos como livros, vinhos, comidas, e outros. A proposta de entregar mensalmente produtos através de caixas contendo tudo que o cliente precisa de determinado segmento, vem atraindo muitos consumidores por sua praticidade e facilidade no processo de compra. Com todas essas vantagens, se você tem uma ideia que inclua combos de produtos de determinado nicho, vale a pena investir em um clube de assinatura online.