Quando você pergunta para alguém do ramo de e-commerce o que fazer para aumentar o faturamento, qual é a resposta geralmente?
Aumentar o investimento
Escrevemos esse post para explorar um pouco mais das estratégias pouco faladas, que não exigem investimento de mídia e que trazem resultados claros para o seu e-commerce.
Visitas X Taxa de Conversão X Ticket Médio
Essa é a fórmula de qualquer negócio. Para mexer no faturamento, precisamos melhorar uma dessas métricas. O primeiro passo é reconhecer em qual dessas variáveis você tem espaço para melhorar.
Geralmente a taxa de conversão é o principal e é nisso que vamos focar.
1 – Prazo do Boleto
O boleto é excelente do ponto de vista financeiro. É fluxo de caixa, dinheiro no bolso, pagamento à vista! O problema do boleto é que ele reforça ainda mais o maior problema de comprar online: a contra partida instantânea.
Quando você vai em uma loja e faz uma compra, você é imediatamente recompensado ao pegar o produto e levá-lo pra casa. No e-commerce essa recompensa imediata não existe. Isso faz com que a pessoa tenha uma inclinação muito maior a trocar de ideia em relação a compra.
Nos EUA eles chamam isso de “Buyer’s Remorse”, que é o remorso do comprador. Traduzido para a nossa realidade, esse é o sentimento que vem após uma compra de impulso.
Como resolver?
O primeiro jeito é controverso. Seria não oferecer descontos para compras no boleto, diminuindo aí o número de compras. O segundo é mais politicamente correto: alterar o prazo do boleto para 1 dia corrido. Assim o usuário não deixa para pagar o boleto depois porque já está para vencer. Isso diminui a taxa de arrependimento. Se o vencimento cair num fim de semana, a pessoa pode pagar na segunda de qualquer forma, então um dia corrido é o ideal.
2 – Push Notifications
As notificações “optin-in” representam uma grande oportunidade para aumentar as vendas do seu e-commerce. Por definição, as pessoas que dão permissão para receber notificações, já são mais qualificadas e interessadas.
Além disso, os avisos aparecem no computador ou celular da pessoa de forma que ela não consegue ignorar a mensagem (diferente de email). A implementação do push é relativamente simples.
Temos várias plataformas gratuitas no mercado.
3 – Sites Comparativos
Para alguns segmentos, faz sentido fazer parte de sites de comparativos de preços que conseguem trazer visibilidade para a marca e os produtos. É uma estratégia de fundo de funil, que significa que atinge pessoas mais próximas da compra, trazendo resultados mais rápido. Pode ser uma boa maneira de levantar o faturamento do site rapidamente para produtos com preço competitivo.
- Já Cotei – https://www.jacotei.com.br/sualoja/
- Zoom – https://www.zoom.com.br/corp/anuncie/shopping.jsp
- Buscapé (bondfaro, shopping uol)- http://negocios.buscapecompany.com.br/portal/central-de-negocios/portal-de-vendas/br/
- Busca Descontos – http://www.buscadescontos.com.br/midiakit
4 – Limpar a sua base de emails
Deletar leads desengajados da sua base ajuda você a vender mais?
Sem dúvida.
Quanto mais os seus emails são abertos, mas eles são entregues para o inbox dos usuários. Essa é toda a estratégia por trás das ações de email que envolvem conteúdo de valor. Sabemos que emails de conteúdo não convertem vendas diretas. Mas, se os usuários não estão abrindo os emails promocionais, não vamos ter vendas diretas de qualquer jeito.
Uma campanha de limpeza de base para os usuários que não abrem ou interagem com a empresa nos últimos 90 dias é uma ótima maneira de renovar sua entregabilidade.
Recomendamos uma série com 3 emails, em que o último fala diretamente que esse pode ser o último email que o usuário vai receber da sua empresa.
5 – Product Reviews
Se eu tiver 2 opções em que uma é um pouco mais cara que a outra, mas tem prova social de que a loja é confiável e o produto de qualidade, estou disposto a pagar mais. A dor de cabeça de comprar errado não vale a pena por tão pouca diferença.
Por isso os reviews são grandes “drivers” para decisão de compra. E a melhor parte: não custa nada para implementar.
O Google reconhece as avaliações dos seus produtos desde que você insira os rich snippets nas avaliações, sinalizando que podem ser usadas. Se você utiliza um sistema de avaliações, eles já fazem isso automaticamente.
Fonte: http://inboundcommerce.com.br