Começa neste domingo (25) a Semana do Frete Grátis no e-commerce

Atenção, consumidores! Está chegando uma data muito importante no calendário do varejo digital. É o Dia do Frete Grátis, celebrado em 28 de abril. Algumas lojas e marketplaces, no entanto, não se restringem a apenas um dia, prologando a promoção durante toda a última semana do mês. Por isso, deste domingo (25) até sexta-feira (30), se estiver pensando em comprar pela internet, é bom ficar ligado, para garantir as melhores condições.

Datas comemorativas são as principais alavancas para o comércio em geral. Como efeito da pandemia, o e-commerce teve esse crescimento ainda mais acentuado. Segundo o Webshoppers, relatório de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro, o Dia das Mães de 2020, por exemplo, registrou um crescimento de 68% nas vendas online em relação ao ano anterior. Todas as datas especiais, juntas, ampliaram as vendas pela internet em 91%. E as ações promocionais, como o Dia do Consumidor (15 de março) e o Dia do Frete Grátis, são fortes aliadas.

Nascido em 2008, nos EUA, onde é conhecido como “Free Shipping Day”, o evento vem ganhando força no Brasil ano após ano. Afinal, não há dúvidas sobre a boa receptividade do público em ter entrega livre de cobranças. Diferentemente do calendário americano, cujas ações são programadas para dezembro, aqui a estratégia é contrabalancear com a chamada “Black Friday”, que acontece em novembro. Ou seja, se temos o impulsionamento das vendas por meio das liquidações em massa depois do meio do ano, o foco, no primeiro semestre, é no quesito entrega.

Dicas importantes para as lojas virtuais

Despesas com frete, sem dúvida, são um dos fatores determinantes para que uma compra seja concluída ou não. Pesquisa feita pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, aponta que uma taxa de frete ruim leva 55% do público a abandonar o carrinho.

Portanto, ações como o Dia do Frete Grátis tendem a ser bastante impactantes para lojas virtuais que realmente estejam dispostas a oferecer o benefício. Algumas empresas disponibilizam a promoção em todos os setores, outras, apenas em determinadas categorias de produtos. Da mesma forma, nem todas oferecem custo zero de entrega para todo o Brasil, restringindo apenas para as regiões para as quais mais vendem. 

Segundo a Escola de E-commerce, “o objetivo dessas ações promocionais é gerar mais vendas, fazer com que o estoque gire, conquistar novos clientes e aumentar o faturamento”. 

De acordo com o veículo, que presta consultoria de vendas online, as lojas devem assegurar que o cliente tenha conhecimento sobre a campanha de frete grátis. Isso significa garantir que os anúncios estejam no ar durante todo o período. “É interessante focar em mais de uma mídia, sempre pensando em onde sua persona está. Estratégias de Facebook e Instagram são mais que necessárias, se fizer sentido com seu público, claro. Além dos anúncios realizados com Google Ads e Google Shopping”, orienta.

Eleita a melhor empresa de logística para e-commerce de 2020, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), a Melhor Envio destaca: “Fique atento para o custo do frete não ser maior do que a margem de lucro, ou é prejuízo na certa”. Uma tática interessante, segundo a plataforma, é definir quais produtos vão fazer parte da ação promocional. “Os mais leves e com maior ticket médio são as melhores opções”, sugere.

Importante alertar os lojistas de que a prática de embutir o valor do frete no preço dos produtos pode levar a perder posições de rankeamento orgânico nos buscadores. Além, obviamente, de causar uma péssima impressão na clientela.

Felipe Mendes da Rebellion Digital também oferece algumas dicas aos lojistas:

1 – Concentradores de frete: caso seu Ecommerce ainda possua um número de pedidos por dia pequeno, o que dificulta fechar contratos mais interessantes com Correios e transportadoras, uma boa solução é a implementação de concentradores de frete, como o Melhor Envio. Como o próprio nome já diz, esse tipo de ferramenta concentra os pedidos de milhares de Ecommerces e consegue negociar contratos muito melhores com as empresas transportadoras, diminuindo os custos de entrega para você e para seus clientes.

2 – Planeje sua ação de Dia do frete grátis: qual o valor mínimo da compra para ganhar o frete grátis? Quais as regiões que serão contempladas? Qualquer cliente poderá aproveitar ou apenas clientes específicos? Quais as datas de início e fim? Todos os produtos participarão ou apenas determinas categorias e marcas? 

3 – Atenção para o atendimento ao cliente: o valor do frete ainda possui peso significativo na decisão de compra, então esse tipo de ação geralmente atrai muitos clientes. Monitore seus canais de atendimento para garantir que as dúvidas sejam tratadas no menor tempo possível para não perder nenhuma venda por falta ou lentidão de atendimento.

4 – Comunique com antecedência: o dia do frete grátis é apenas em 28/04, mas você pode lançar a “Semana do frete grátis”, começando em 21/04, se fizer sentido para sua operação, objetivos e margens.

5 – Divulgue em todos os seus canais: banner no Ecommerce, redes sociais, email marketing, SMS marketing, anúncios de Google é o mínimo que você precisa. 

Fontes: Nação Digital / E-commerce Brasil / Rebellion Digital

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